top of page

O TURISMO SUSTENTÁVEL

  • Matheus Avancini de Lima
  • 30 de out. de 2017
  • 2 min de leitura

Olhe para a imagem abaixo:

Já pensou se hospedar num quarto assim? Que maravilha acordar com essa vista né? Essa imagem é da Pousada Pedra Azul - Pedra Azul/ES. Mas você também já pensou no impacto causado pela atividade humana nessa região?


Segundo a OMT, Organização Mundial de Turismo, turismo sustentável é aquele que protege o ambiente e os recursos existentes, garantindo o desenvolvimento local e também preservando o meio ambiente. De acordo com o código de ética da OMT, deve-se "economizar os recursos naturais raros e preciosos, principalmente a água e a energia, e que venham a evitar, na medida do possível a produção de dejetos, deve ser privilegiado e encorajado pelas autoridades públicas nacionais, regionais e locais".


O turismo sustentável nasce como alternativa ao turismo de massa, que muitas vezes atrapalha a manutenção da vida existente no local. Em vista disso, o planejamento e gestão da atividade turística devem estar aliados para que se possa controlar a quantidade de pessoas visitantes e minimizar os impactos decorrentes da atividade humana nos locais. Fatores como o desenvolvimento de estruturas compatíveis com o ambiente são decisões que devem ser tomadas pelos arquitetos e empreendedores, visando a preservação do meio onde a edificação está inserida.


Em 2017, comemora-se o Ano Internacional do Turismo Sustentável, promovido pela UNESCO com o objetivo de disseminar a ideia visto o grande potencial da industria de turismo, que segundo a entidade, corresponde a 10% da atividade econômica mundial. A ONU ao declarar o Ano declarou "Promover mais entendimento entre os povos de todos os lugares, o que leva a uma maior conscientização sobre o rico patrimônio de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes às diferentes culturas, contribuindo dessa forma para fortalecer a paz no mundo”.


O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento é um meio de fortalecer a integração entre o patrimônio e o turismo. Neste ano a UNESCO divulgará diversas iniciativas que apoiem o desenvolvimento do turismo sustentável, organizando também conferências importantes sobre o tema.


Viajar ajuda a abrir as portas da mente para novas culturas, costumes e civilizações. Por que não abrir também a mente para o turismo consciente? Atualmente, com mais de 1,2 bilhão de pessoas cruzando as fronteiras do mundo a cada ano, o turismo se torna uma fonte oportuna para romper barreiras e preconceitos.


Leia mais sobre o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento no link abaixo:

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2017-international-year-of-sustainable-tourism/






 
 
 

Comments


bottom of page